sexta-feira, 26 de junho de 2009

O curso é aberto para jovens a partir de 16 anos, alunos da 3ª série do Ensino Médio

No dia 18/06 foi assinado um convênio do MUF - Museu de Favela com a UNIRIO, para apoiar a transformação de Pavão, Pavãozinho e Cantagalo no primeiro Museu Territorial Integral e Monumento Turístico de Favela do Brasil. No mesmo dia, aconteceu a aula inaugural do Curso de Turismologia do PAC-Rio (Programa de Aceleração do Crescimento), que será ministrado pela Universidade.

O curso é aberto para jovens a partir de 16 anos e as vagas serão inicialmente preenchidas pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio do SOLAR MENINOS DE LUZ, organização filantrópica que atua na comunidade há 18 anos. Os alunos do SOLAR tiveram prioridade para ingressar no Curso por serem considerados, pelos organizadores do curso, com melhor capacitação educacional. A instituição oferece educação em horário integral, do berçário ao Ensino Médio.

O PAC chegou ao Cantagalo e Pavão-Pavãozinho em 2008 e, em sua esteira, veio o POC-Projeto Ocupação Cultural, patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura. O SOLAR MENINOS DE LUZ, por dispor de boa estrutura física em seu Centro Cultural e pela seriedade de seu trabalho, foi indicado pelos moradores como o parceiro ideal para realização de diversas oficinas.

Neste clima de transformação social, nasceu também o MUF-Museu de Favela, uma organização não governamental formada por moradores das comunidades de Pavão, Pavãozinho e Cantagalo. A proposta do MUF é trabalhar "pela realização de um plano cívico comum, que traz uma visão de futuro transformadora das condições de vida na favela, através valorização da memória cultural coletiva e do desenvolvimento territorial e turístico".

Fruto dessas parcerias, foi aberta no dia 10/06 a exposição "DESPERTAR DE ALMA E DE SONHOS", que permanece até o dia 27/06 em cartaz na Galeria de Arte Meninos de Luz. A mostra é um trabalho do MUF e apresenta fotos em grande formato, de moradores que vivem há décadas na comunidade. Montados como totens, os painéis exibem, além das imagens, textos reproduzindo relatos desses antigos moradores, suas histórias, suas experiências, acompanhando a evolução da comunidade.

O POC realiza outras oficinas no SOLAR MENINOS DE LUZ, entre elas a de fotografia, em parceria com o Observatório de Favelas, e a de Teatro, com o Grupo Nós do Morro, e que estreia sua primeira peça - Romeu e Julieta - no começo de julho.

SERVIÇO

Exposição: DESPERTAR DE ALMA E SONHOS

Galeria de Artes Meninos de Luz

Rua Saint Roman, 146 - Copacabana - tel: 2522.9524 (Alessandra / Diolinda)

Horário: Horário: seg. a sexta - 9h30 às 14h30 e 17h30 às 19h30

Sábado - 9h às 12h

ENTRADA FRANCA

SOLAR MENINOS DE LUZ - www.meninosdeluz.org.br

Rua Saint Roman, 149 (Administração) - tel: 2522.9524

Comunicação e Eventos - alessandra@meninosdeluz.org.br - cel: 8111.9527

Nenhum comentário: