sexta-feira, 26 de junho de 2009

Freelancer

Freelancer é o termo inglês para denominar o profissional autônomo, que se auto-emprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência muito em voga no mercado de jornalismo, design, propaganda, web, tecnologia da informação, música e muitos outros.

Outra palavra para freelancer é Freela(ou Frila), muito utilizada no Brasil para designar aqueles profissionais que trabalham de forma independente e geralmente em áreas de criação ou comunicação.

No Brasil, utiliza-se mais o termo freela como uma referência aos profissionais freelancers ou em relação aos trabalhos realizados. Exemplo: 'Estou fazendo um "freela" para a Empresa tal'.

A grande dificuldade para um profissional assumir-se como Freelancer é, sobretudo, de ordem prática, haja vista que muitos dos que assim se aventuram estão saindo de seus cursos de formação e, encontrando dificuldades de se colocarem no mercado de trabalho, optam por sair a campo atrás dos primeiros projetos.

Outra questão refere-se à legalização: em alguns países, sobretudo no Brasil, é muito difícil legalizar-se como prestador de serviços, devido a alta carga de impostos.

Normalmente um freelancer tem horários de trabalho mais flexíveis e permite um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visões mais abrangentes ou independentes da cultura organizacional dos cliente. Por ter a possibilidade de vivenciar continuamente projetos em diversas empresas, acaba tendo uma percepção mais geral do mercado.


[editar] Escolhendo sua área de atuação
O trabalho de freelancer reserva surpresas tanto positivas quanto negativas. Dentre as positivas podemos citar a liberdade de horário, a flexibilidade de orçamentos e os desafios constantes, provocados pelas trocas sucessivas de ambiente de trabalho. No entanto, existem obstáculos algumas vezes grandiosos, como falta de liquidez financeira, pouco valor reconhecido e captação de novos projetos.

Tem-se identificado que a maneira mais acertada de se evitar este contratempo é percorrer um ciclo inicial de planeamento pessoal, que inclua pequenos pontos de verificação ao longo do trajeto. Este planejamento tenderá a ser maior ou menor, de acordo com a área escolhida.

A atividade do freelancer concentra-se sobretudo no ramo da comunicação. A título de exemplo, podemos citar funções como:

Animador
Redator
Repórter
Designer
Fotógrafo
Programador
Gerente de Projetos
Músico
Arquitetos
Ilustradores
Diretores de arte
Tradutores
Webdesigner

Nenhum comentário: